Apresentando a Área de Membros do QuantBrasil

Por Rafael Quintanilha
Em 18/11/2021

Há pouco mais de 1 ano, o QuantBrasil nasceu como um blog. A grande vantagem era transformar um Jupyter Notebook, ou um estudo de Data Science, em um artigo palatável para o público e que pudesse ser publicado e lido rapidamente.

Com o tempo, fomos precisando de dados mais confiáveis. Logo estávamos criando nossa própria estrutura de aquisição e tratamento de dados, adquiridos em tempo real. Com tantos dados na mão, era natural criar algum tipo de screening ou listas que fossem de interesse da comunidade. Sem surpresas, em poucos meses já tínhamos uma estrutura com banco de dados e uma API que nos permitisse adicionar mais funcionalidades ao site.

O caminho natural era virar uma plataforma, sem perder o apelo educacional, mas permitindo que cada usuário do QuantBrasil tivesse sua experiência personalizada. A primeira etapa desse plano foi cumprida hoje!

Hoje abrimos para o público a versão beta da plataforma do QuantBrasil, apoiada em 4 pilares:

  1. Simulador de Estratégias
  2. Ranking de Estratégias
  3. Portfólios Personalizados
  4. Alertas de Sinais

Antes de vermos cada um desses pilares individualmente, é importante ressaltar que QuantBrasil é de graça e nenhuma funcionalidade existente será descontinuada. Apenas estamos criando a área de membros, cujo cadastro não leva 1 minuto, para os usuários que desejam uma experiência mais personalizada.

Vamos à parte boa!

1. Simulador de Estratégias

O core do QuantBrasil sempre foram os backtests. Como as soluções existentes não são muito confiáveis, decidimos ensinar no nosso blog como cada um poderia programar sua própria estratégia utilizando Python.

Essa abordagem, embora acadêmica, não é muito prática. Muitas vezes um sinal está se desenhando na sua frente e você deseja saber se ele é matemáticamente positivo ou não. Para essas situações, criamos o Simulador de Estratégias.

No Simulador, você poderá escolher os seguintes parâmetros:

  • Estratégia;
  • Timeframe (Semanal até 15 minutos);
  • Período;
  • Ativo;
  • Capital disponível;
  • Parâmetros específicos de cada estratégia (ex: valor de IFR2, stop no tempo, etc).

Estamos trabalhando para adicionar cada vez mais estratégias, e customizar ainda mais as que já existem. Fiquem ligados para novidades!

Uma vez que a estratégia for executada, você terá todas as estatísticas relevantes, como taxa de acerto, lucro, drawdown, EV, etc. Além disso, poderá acompanhar a evolução do capital em gráficos detalhados.

Veja um exemplo de utilização do simulador:

Simulador de Estratégias

Novamente, fiquem atentos para novas estratégias, parâmetros e ativos. Quer testar a plataforma? É só fazer o cadastro no QuantBrasil.

2. Ranking de Estratégias

Rodar seu próprio backtest é legal, mas e se quiséssemos ordenar todos os ativos pelo seu desempenho em uma determinada estratégia? É para isso que criamos o Ranking de Estratégias.

Com o ranking você pode selecionar apenas os ativos que satisfaçam seus requisitos: sejam eles sobre números de operações, drawdown, lucro, e muito mais. Por exemplo, esse seria o Top 3 ativos que melhor performaram na estratégia de IFR2, com pelo menos 40 trades, acerto mínimo de 70% e ordenado pelo menor drawdown. O ranking é atualizado periodicamente.

Ranking de Estratégias

Para cada estratégia disponível no simulador, criamos um ranking utilizando os parâmetros-padrão. Ou seja: teremos sempre novos rankings sendo gerados e atualizados. Você não paga nada! Tudo que precisa fazer é criar a sua conta e acessar o Ranking de Estratégias.

3. Crie Portfólios

Uma das ferramentas que nossos usuários mais gostam são os screenings. Nele, conseguimos olhar os ativos que estão dando algum tipo de sinal, como o IFR2 abaixo de 30, ou que estejam no Éden dos Traders, ou que estejam entre os mais fortes do ano.

O screening é muito útil, mas ele poderia ser melhor se pudéssemos filtrar sempre pelos nossos ativos favoritos. É justamente isso que nossa tela de Portfólios permite.

Crie quantos portfólios quiser e adicione ativos a ele. Por exemplo, baseado no ranking acima com os filtros aplicados, poderíamos criar um portfólio como esse:

Portfólios

Uma vez criado, você perceberá que a tela de screening apresentará uma nova opção: Aplicar nos meus porfólios. Basta selecionar o seu portfólio para ter uma rápida visão do screening para o seus ativos de interesse:

Screening com Portfólios

Combine com o Simulador de Estratégias para observar as estatísticas mais atualizadas e para ajustar os parâmetros, se necessário.

4. Acompanhe Alertas

Quem nos acompanha há um tempo sabe emitimos múltiplos alertas diariamente no Telegram. Pois bem, agora você pode filtrar, rever e, combinando com o Simulador, testar o resultado para cada alerta dado.

Até o momento que escrevo esse post, foram dados os seguintes alertas no Telegram e na plataforma:

Alertas

Estamos trabalhando para colocar cada vez mais alertas, e, num futuro não tão distante, avisar diretamente no seu celular a formação de um padrão de interesse. Gostou? É só criar sua conta e acessar a nossa página de alertas!

É só o começo...

O QuantBrasil só existe porque é usado e faz a diferença na vida dos investidores pessoa física. O nosso objetivo é levar o melhor da análise quantitativa para cada um, e é isso que vamos continuar fazendo.

Lembre-se que ainda estamos em beta! Isso significa que estamos testando o limite da plataforma e em rápido processo de melhoria. Até por isso, se você é cadastrado, existe um pequeno botão no canto direito da sua tela chamado Feedback. Todo feedback enviado é rapidamente analisado pelo nosso time.

Outra alternativa é falar diretamente com a gente no Telegram. Seja qual for o seu meio preferido, não deixe de nos contatar! Muito do que criamos veio de sugestão de usuários e esse sempre será nosso foco. Enquanto for útil, o QuantBrasil seguirá existindo e se aperfeiçoando.

Se você quer experimentar o melhor do QuantBrasil, crie sua conta! É sério, não leva nem 1 minuto.

Fiquem ligados nas novidades e não se esqueçam: é só o começo...


Ainda não é cadastrado? Crie sua conta e leia com conforto habilitando o modo noturno. É de graça!
Criar conta
Não leva nem 1 minuto!

Gostou do conteúdo?

Se inscreva para ser avisado sobre os próximos posts e novidades da QuantBrasil!