QuantBrasil

Variação Atípica de Venda

VendaVolatilidadePremium

O Z-Score é uma medida numérica que expressa o quanto um determinado valor se afasta da média de um conjunto de dados. No mercado financeiro, podemos utilizar o Z-Score para medir quão atípica é uma determinada variação de um ativo.

Motivacional

A estratégia de Variação Atípica de Venda é uma estratégia de volatilidade que busca operar distorções atípicas no preço de um ativo, levando-se em consideração o Z-Score calculado em uma determinada janela (por padrão, 20 dias).

Parâmetros

Capital Disponível

Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.

Importante: o capital se mantém constante em cada operação.

Zscore Máximo

Valor de Z-Score máximo para que a entrada seja executada. Isto é, a entrada será efetuada no preço de fechamento do candle quando o valor atual do Z-Score for igual ou menor ao valor definido no parâmetro. Esse valor será sempre negativo.

Alvos

Número de Desvios-Padrão

Fator multiplicador utilizado no cálculo do alvo baseado no desvio padrão. O desvio padrão (%) é calculado em cima do retorno do ativo na janela escolhida. Dessa forma, se o fator escolhido for 2, o alvo será de 2x o desvio padrão a partir do preço de entrada.

Fechamento da Janela

Número de candles para que a saída seja executada. Isto é, se a janela escolhida for de 5 candles, a saída será efetuada no preço de fechamento do 5º candle após o candle de entrada.

Stop (Número de Desvios-Padrão)

Fator multiplicador utilizado no cálculo do stop baseado no desvio padrão. Similar ao alvo, porém projetado positivamente a partir do preço de entrada. Esse stop é opcional.

Faça o backtest dessa estratégia!

No QuantBrasil você pode testar essa estratégia em diversos ativos, períodos e cenários. Acesse o nosso simulador e faça já o seu backtest!

Testar Estratégia