A média móvel sem dúvidas é um dos indicadores mais utilizados na análise técnica. Ela dita não só a tendência dos preços de um ativo, mas também acaba funcionando como suporte ou resistência (dependendo da sua direção), que é como a utilizamos na estratégia de Trap na Média.
A estratégia de Trap na Média de compra é uma estratégia de tendência que utiliza a média móvel como um suporte.
Quando há uma sequência de candles acima da média (mínimas sem “tocar” a média) seguida por um candle (chamado candle sinal) que “fura” a média (mínima menor que a média), os vendedores são atraídos por um suposto enfraquecimento da tendência. Entretanto, se o candle seguinte rompe a máxima do candle sinal, a força compradora volta a dominar o mercado, e o preço do ativo tende a subir.
A entrada é realizada no rompimento (1 tick acima) da máxima do candle sinal. Essa estratégia está disponível apenas na ponta da compra. O stop loss é definido na perda (1 tick abaixo) da mínima do candle sinal.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Risco máximo (R$) que se está disposto a perder por trade.
Número de candles acima da média, isto é, com mínima maior que a média, que antecedem o candle sinal (candle que perde a média).
Tipo de média móvel, exponencial ou aritmética, utilizada na análise do padrão de entrada.
Período da média móvel utilizada na análise do padrão de entrada.
Filtro aplicado em cima da lógica de entrada. A entrada só é efetuada se as MME8 e MME80 estiverem viradas para cima.
Filtro aplicado em cima da lógica de entrada. A entrada só é efetuada se o candle sinal deve ser um candle positivo (fechamento maior que abertura).
Fator de risco multiplicador utilizado no cálculo do alvo baseado no risco. Isto é, o alvo é definido pela diferença entre os preços de entrada e saída multiplicado pelo fator definido no parâmetro.