Saudade de Casa é uma estratégia que utiliza as Bandas de Bollinger no intradiário, geralmente no gráfico de 30 minutos. As Bandas de Bollinger são um indicador técnico composto por 3 bandas: uma banda central, caracterizada pela média móvel aritmética dos preços, e as bandas superior e inferior, calculadas a partir do desvio-padrão da banda central.
As bandas refletem a volatilidade dos preços, se abrindo quando os preços sobem ou caem, ou se fechando, quando os preços corrigem para a média (banda central) ou revertem a tendência.
Saudade de Casa é uma estratégia de volatilidade que visa buscar por possíveis discrepâncias na abertura do mercado, quando o ativo se encontra fora das Bandas de Bollinger (nesse caso, fora de “casa”) e esperar que ele retorne para dentro da banda.
O sinal na ponta da compra é configurado se o primeiro candle do dia abrir abaixo da banda inferior (candle sinal). A entrada, então, é efetuada no rompimento da máxima pelo segundo candle do dia. O stop é estabelecido na mínima do candle sinal.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Risco máximo (R$) que se está disposto a perder por trade.
A saída é efetuada quando a banda central for atingida (máxima maior que a banda).
A saída é efetuada quando a banda superior for atingida (máxima maior que a banda).