A estratégia de Preço de Fechamento de Reversão, ou PFR, foi desenvolvida pelo trader brasileiro Alexandre Wolwacz, mais conhecido como Stormer, e consiste em operar candles de reversão de tendência.
Um candle de reversão de compra é aquele que apresenta a menor mínima entre os candles dentro de uma janela, mas fecha acima do fechamento do candle imediatamente anterior.
Assume-se que quando a máxima de um candle de reversão é rompida pelo candle seguinte, a tendência irá mudar de direção e haverá um repique. De maneira geral, a estratégia de PFR é uma estratégia de tendência que se beneficia das variações geradas por reversões de tendência. A entrada é estabelecida 1 tick acima da máxima do candle sinal e o stop é definido 1 tick abaixo da mínima do candle sinal.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Risco máximo (R$) que se está disposto a perder por trade.
Número de candles a serem analisados para determinar o padrão PFR: o candle sinal deverá ser o último da janela, obter a menor mínima entre os candles e o seu fechamento deverá ser maior que do candle anterior.
Filtro aplicado em cima da lógica de entrada. Ou seja, além do padrão PFR, a entrada só é efetuada se as MME8 e MME80 estiverem viradas para cima.
Além do padrão PFR, o candle sinal deve ser um candle positivo (fechamento maior que abertura).
Fator de risco multiplicador utilizado no cálculo do alvo baseado no risco. Isto é, o alvo é definido pela diferença entre os preços de entrada e saída multiplicado pelo fator definido no parâmetro.