IFR de Compra
A estratégia de IFR é baseada no Índice de Força Relativa, um indicador técnico de momentum amplamente utilizado na análise técnica. O indicador reflete as oscilações das forças compradoras e vendedoras de um papel em uma escala que varia de 0 a 100. Valores extremos de IFR costumam indicar zonas de sobrecompra e sobrevenda de um ativo, geralmente indicando o enfraquecimento de uma tendência.
Motivacional
O setup IFR de compra é uma estratégia de volatilidade que visa se beneficiar das zonas de sobrevenda de um ativo, buscando antecipar possíveis reversões de tendência.
Ou seja, assume-se que valores muito baixos do indicador aumentam a probabilidade de um movimento na direção contrária.
Parâmetros
Capital Disponível
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Período de IFR
Período utilizado para calcular o IFR. Períodos mais longos implicam em ondas oscilatórias mais suaves, enquanto que períodos mais curtos geram oscilações mais acentuadas.
Pontos de entrada
Valor de IFR
Valor de IFR utilizado como ponto de entrada, isto é, a entrada é efetuada no fechamento do candle quando o valor atual de IFR for igual ou menor ao valor definido no parâmetro.
Cruzamento da Média Móvel
A entrada é efetuada no fechamento do candle quando o IFR cruzar acima de sua média móvel. Define-se também o tipo de média móvel (aritmética ou exponencial) e o período de cálculo.
Filtro de Média Móvel Exponencial de 80 Períodos (Opcional)
Filtro aplicado em cima da lógica de entrada: a entrada só é efetuada se, além da condição de entrada escolhida acima, a MME80 estiver virada para cima.
Alvo
Valor de IFR
O alvo é definido em um valor de IFR, isto é, a saída é efetuada no fechamento do candle quando o IFR for igual ou maior ao valor definido no parâmetro.
Máxima da Janela
Número de candles a serem analisados para definir o preço de saída, isto é, o alvo é definido na maior máxima entre os candles da janela escolhida. Vale ressaltar que o alvo é móvel, então à medida que o trade avança, o alvo se desloca para a maior máxima entre os N candles imediatamente anteriores.
Stop
Em porcentagem
Porcentagem aplicada em cima do preço de entrada para gerar um preço de stop.
Em candles
O stop em candles consiste em definir um número de candles para finalizar a operação, caso o alvo ainda não tenha sido atingido. A saída é efetuada no preço de fechamento do último candle da janela escolhida.
Exemplo de Trades
Primeiro exemplo:
- Período de IFR: 14 períodos;
- Ponto de entrada: valor de IFR de 30;
- Ponto de saída: valor de IFR de 50;
- Stop em candles: 7 candles;
Segundo exemplo:
- Período de IFR: 14 períodos;
- Ponto de entrada: Cruzamento da Média Móvel;
- Tipo da Média Móvel: Aritmética;
- Período da Média Móvel: 8 períodos;
- Ponto de saída: Máxima da Janela de 2 candles;
- Stop em porcentagem: 2%;
No QuantBrasil você pode testar essa estratégia em diversos ativos, períodos e cenários. Acesse o nosso simulador e faça já o seu backtest!