Um gap acontece quando há uma diferença entre o valor de fechamento de um candle e a abertura do candle seguinte. Portanto, é uma região de preços em que não houve negociação pela ausência de compradores e de vendedores. Assim como os padrões de candlesticks, a interpretação do gap pode ser um grande aliado na tomada de decisão de um trader.
O sinal para um Gap Trap de venda acontece quando o primeiro candle do dia (candle sinal) abre acima da máxima do dia anterior e fecha negativo (fechamento menor que a abertura). A entrada é efetuada no rompimento da mínima do candle sinal.
O setup Gap Trap é uma estratégia de volatilidade, classicamente utilizada no período de 15 minutos. A ideia é operar contra os traders que imaginaram que o gap de alta sinalizaria um movimento nessa direção, e portanto ficaram trapped e terão que stopar suas posições, aumentando a pressão vendedora.
Por utilizar o rompimento da máxima do dia anterior como sinal, o Gap Trap é uma estratégia de day-trade.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Porcentagem aplicada e projetada (positivamente) a partir do preço de entrada, gerando assim um preço de saída.
Porcentagem aplicada em cima da amplitude do candle sinal, projetada (positivamente) a partir do ponto de entrada, gerando assim um preço de saída.
Fator de risco multiplicador utilizado no cálculo do alvo baseado no risco. Isto é, o alvo é definido pela diferença entre os preços de entrada e saída multiplicado pelo fator definido no parâmetro.
Porcentagem aplicada em cima da amplitude do candle sinal, projetada (negativamente) a partir do ponto de entrada, gerando assim um preço de saída.