As Bandas de Bollinger são um indicador técnico composto por 3 bandas: uma banda central, caracterizada pela média móvel aritmética dos preços, e as bandas superior e inferior, calculadas a partir do desvio-padrão da banda central.
Resumidamente, as bandas refletem a volatilidade dos preços, se abrindo quando os preços sobem ou caem, ou se fechando quando os preços corrigem para a média (banda central).
O setup Abertura das Bandas de Bollinger é uma estratégia de volatilidade que, como o nome sugere, busca operar a abertura das bandas. Entende-se que a abertura das bandas sinaliza o início de uma movimentação naquela direção.
A entrada é efetuada no fechamento quando o candle fecha abaixo da banda inferior e o candle imediatamente anterior fecha dentro das bandas.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Período utilizado para calcular a média móvel aritmética dos preços que gera a banda central das Bandas de Bollinger.
Número de desvios-padrão utilizado para calcular as bandas superior e inferior das Bandas de Bollinger, a partir da banda central.
Além da condição do setup, o filtro de IFR adiciona uma condição de valor de IFR à entrada. Isto é, a entrada só é efetuada se o IFR for maior ou igual ao valor de IFR definido.
Consiste em definir em quantos candles a saída será efetuada. O alvo então é definido no preço de fechamento do último candle da janela escolhida.
Porcentagem aplicada em cima do preço de entrada para gerar um preço de stop.