A tendência de um ativo é determinada a partir da formação de topos e fundos. Um topo é caracterizado por um padrão de 3 candles, onde o 2º candle apresenta a maior máxima entre os três (padrão 123 de compra). Assim como um fundo pode ser representado por um padrão de 3 candles, onde o 2º candle apresenta a menor mínima entre eles (padrão 123 de venda).
O setup 123 de Venda é uma estratégia de tendência que busca operar a formação de um topo dentro de uma tendência de baixa. Quando a mínima do 3º candle de um topo é perdida, a tendência costuma seguir aquela direção (para baixo). Portanto, identificado um padrão 123 de venda, a entrada é efetuada se o próximo candle perder (1 tick abaixo) a mínima do 3º candle.
Capital disponível para ser utilizado em cada operação. É levado em consideração para o cálculo da quantidade de shares operadas em cada trade, e também para o EV do backtest. No caso de ações brasileiras sempre será um múltiplo de 100.
Importante: o capital se mantém constante em cada operação.
Risco máximo (R$) que se está disposto a perder por trade.
Filtro aplicado em cima da lógica de entrada. Ou seja, além do padrão 123, a entrada só é efetuada se as MME8 e MME80 estiverem viradas para baixo.
No padrão 123, o 3º candle deverá ser um Inside Bar: mínima e máxima menores do que mínima e máxima, respectivamente, do 2º candle.
O alvo é definido pela diferença entre a maior máxima e menor mínima entre os 3 candles do padrão projetada a partir do ponto de entrada.
Fator de risco multiplicador utilizado no cálculo do alvo baseado no risco. Isto é, o alvo é definido pela diferença entre os preços de entrada e saída multiplicado pelo fator definido no parâmetro.
O stop é definido na máxima do 2º candle do padrão 123 (maior máxima).
O stop é definido na máxima do 3º candle do padrão 123.